As vantagens do autoconsumo
Alguma vez pensou que podia produzir e consumir a sua propria energia elétrica na sua casa a partir do Sol. Claro que uma UPAC, deverá ser dimensionada, para que o sistema de autoconsumo possa produzir aquilo que consegue consumir de forma imediata. Tudo o que não consumir será entregue à rede, podendo ser vendido esse excedente injectado na Rede Eléctrica Pública ao comercializador como último recurso, ou seja, à EDP Serviço Universal, SA. Esta venda de energia está indexada ao preço de energia eléctrica no mercado diário, com uma penalização de 10%.
Como já referido a energia produzida e não consumida, de acordo com o artigo 23º do DL nº 153/2014, poderá ser vendida à rede, devendo para isso o produtor celebrar um contrato com o comercializador. Aconselhamos que a energia eléctrica produzida seja 100% autoconsumida.
A solução de autoconsumo fotovoltaico permite produzir e consumir a sua própria energia. Ao optar pela produção de energia através de paineis fotovoltaicos, pode reduzir a sua fatura de eletricidade em 30%, pois deixam de comprar à rede essa energia auto-produzida.
Produção de energia limpa, a energia produzida através do solar fotovoltaico contribui para a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa.