Menu Fechar

Autoconsumo com ou sem venda

As vantagens do autoconsumo

Alguma vez pensou que podia produzir e consumir a sua propria energia elétrica na sua casa a partir do Sol. Claro que uma UPAC, deverá ser dimensionada, para que o sistema de autoconsumo possa produzir aquilo que consegue consumir de forma imediata. Tudo o que não consumir será entregue à rede, podendo ser vendido esse excedente injectado na Rede Eléctrica Pública ao comercializador como último recurso, ou seja, à EDP Serviço Universal, SA. Esta venda de energia está indexada ao preço de energia eléctrica no mercado diário, com uma penalização de 10%.

Como já referido a energia produzida e não consumida, de acordo com o artigo 23º do DL nº 153/2014, poderá ser vendida à rede, devendo para isso o produtor celebrar um contrato com o comercializador. Aconselhamos que a energia eléctrica produzida seja 100% autoconsumida.

A solução de autoconsumo fotovoltaico permite produzir e consumir a sua própria energia. Ao optar pela produção de energia através de paineis fotovoltaicos, pode reduzir a sua fatura de eletricidade em 30%, pois deixam de comprar à rede essa energia auto-produzida.

Produção de energia limpa, a energia produzida através do solar fotovoltaico contribui para a redução das emissões de gases que contribuem para o efeito de estufa.

O retorno do investimento em sistemas solares fotovoltaicos faz-se entre os 6 e os 8 anos. Este retorno está associado a um bom dimensionamento dos sistemas.

Rentabilização de espaços sem utilização podendo aproveitá-los para produzir energia, e que de outra forma não têm qualquer utilização.

Cada cliente tem um perfil de consumo específico, cabe-nos a tarefa de  aconselhar e calcular adequadamente a potência a instalar em cada situação. Com o regime anterior, focava-se na quantidade da potência, que quanto maior mais benefícios daria. Mas agora, com o novo modelo baseado no autoconsumo do cliente o risco ter-mos situações mal dimensionadas e clientes insatisfeitos é muito elevado. O verdadeiro desafio é efetuar um dimencionamento adequado a cada cliente de forma que a produção não exceda o consumo do local onde está instalado o sistema.

Para potências até 1,5kW, ou seja, 6 painéis fotovoltaicos de 250 W, não é necessário fazer um projeto elétrico, basta apenas fazer uma comunicação. Pode contar com a HyperBoxSolUtions para,  tratamos de todo o processo, ou seja, análise, registo, projecto e instalação dos sistemas fotovoltaicos.

Posted in Autoconsumo, Sistemas Solares

Deixe uma resposta