Menu Fechar

Correcção Factor Potência

Energia Reactiva

A grande maioria dos consumidores abastecidos em BTE e MT veem faturada a Energia Reativa Consumida, resultado da existência de cargas elétricas na instalação com baixo fator de potência. Com a entrada em vigor das novas regras de faturação de energia reativa desde Janeiro de 2011, os encargos com a fatura de energia elétrica aumentaram significativamente.

O método mais simples e econômico de evitar a faturação da Energia Reativa Consumida consiste na instalação de baterias de condensadores. Além da redução da fatura de energia elétrica, a correção do fator de potência permite ainda reduzir as perdas na rede interna da instalação, estabiliza os níveis de tensão, melhora o tempo de vida útil dos equipamentos e minimiza o investimento em transformadores e cabos.

Energia Ativa: É a energia tangível, que gera funcionamento de equipamentos elétricos e eletrônicos. É a energia que efetivamente consumimos e pagamos.
Energia Reativa: Este termo pouca gente conhece. Porém é muito conhecida das concessionárias e, esta pode executar sua cobrança aos clientes e, isto, muitos clientes não sabem também. Esta energia não produz trabalho direto mas é importante para criar fluxo magnético em bobinas

Em eletricidade consideram-se três conceitos de potência: Ativa, Reativa e Aparente.

A Energia Reativa é a energia que não produz trabalho mas que é essencial à criação de campo magnético. Essa energia é faturada pelo seu fornecedor de energia elétrica, aumentando em muito o valor da sua fatura. Com a nova legislação a energia Reativa passa a corresponder a uma percentagem cada vez mais significativa do valor total da fatura.

Este custo na sua fatura pode ser corrigido efectuando-se a compensação da energia Reativa, através da instalação de um sistema de correção do Factor de Potência. Desta forma, evita o fornecimento de energia Reativa por parte do fornecedor reduzindo assim o valor a pagar na sua fatura.

A nossa empresa tem uma variada gama de soluções para a correção do Fator de Potência adequados para qualquer nível de poluição de rede. Disponibilizamos soluções à medida de cada instalação para que o sistema possa ser rentável.

Posted in Baterias de condensadores, Eletricidade

Related Posts

Deixe uma resposta